quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ganhe processos de Bancos e Administradoras de Cartões de Crédito

Ganhe processos de Bancos e Administradoras de Cartões de Crédito


Desconto de valor mínimo


Existem cartões de crédito, normalmente vinculados à bancos, que quando a fatura não é paga no vencimento debitam o valor de pagamento mínimo da fatura diretamente de sua conta corrente após alguns dias ( sete normalmente ). O débito é feito pelo banco em questão e é este que deve ser acionado.
Neste caso você terá direito ao dobro do valor debitado, pois foi um desconto indevido. Neste caso, você não está questionando a dívida e sim o débito feito e sua conta, o cartão deverá ser pago em algum momento posterior. Embora você pense que isto é uma imoralidade, a justiça não vê a coisa deste jeito e não considera este fato isolado como um dano moral. Mas de que forma este fato pode se tornar um dano moral?
O dano moral será caracterizado se o débito causar algum problema ao correntista. Imagine que você passe um cheque à um amigo e este seja devolvido por falta de fundos, fundos estes que existiam antes do débito. Resumindo, se o débito não ocorresse o cheque seria compensado.
Imagine que na sua conta haja um saldo de R$ 300,00 e o débito ilegal do banco foi de R$ 250,00. Se o seu amigo for sacar um cheque de R$ 100,00 não haverá fundos:
Saldo: R$ 300,00
Débito ilegal: R$ 250,00
Saldo: R$ 50,00
Cheque: R$ 100,00
Saldo: - R$ 50,00 ( saldo insuficiente, o cheque é devolvido )
Aí sim está caracterizado o dano moral. Se puder leve este amigo à audiência mas jamais fale que ele é seu amigo. Diga apenas que é um conhecido e você comprou um produto dele, tendo o cheque devolvido e causando constrangimento para ambas as partes. Lembre-se de que o limite de indenização é de 40 salários mínimos.


Descontos Indevidos


Qualquer tipo de débito que ocorra em sua conta sem sua autorização é considerado um descontos indevido, e se cair no caso anterior é passível de dano moral.
Sempre que qualquer valor for debitado erradamente, não importa se o banco te restituiu ou não, entre com a ação e diga a falta que o dinheiro fez naquele período em que você ficou sem ele. Por exemplo, um crime muito comum hoje são saques eletrônicos em sua conta, esses saques são ditribuídos entre várias contas diferentes e fica difícil rastreá-los. O banco normalmente identifica o crime e restitui o cliente, porém, normalmente leva mais de um mês. Casa você seja vítima disto processe, o dinheiro é seu e deveria estar na conta. Se não está falha na segurança do banco. Não é problema seu processe e ganhe dinheiro.


Venda Casada


Outra prática lesiva e muito utilizada pelas instituições de uma maneira geral é a venda casada, ou seja, o vínculo de venda de um produto à venda de outro. São vários os exemplos e muitas pessoas fazem, mas lembre-se de que é mais difícil e cansativo processar pessoa físicas e pequenas instituições, processe somente os grandes. Veja:
Garantia de um pneu novo vinculada à troca do “ birro “ e cambagem da roda;
Cinemas e afins que proíbem o consumo de produtos de outra origem que não seja do estabelecimento no interior destes;
Empréstimo só é concedido quando se faz um seguro de vida ou plano de capitalização.
Podemos ver que existem muitos exemplos, em vários níveis.
No caso do empréstimo, faça a denúncia no PROCOM e de posse disto entre com a ação por danos morais. Não precisa necessariamente do registro no PROCON, mas isto garante uma mairo legitimidade ao caso.
No caso do cinema, chame a polícia, faça questão de perder a sessão de cinema tentendo resolver o problema, faça a ocorrência. Conte tudo o ocorrido durante o processo, não se esqueça de guardar os ingressos não usados para anexar ao processo.
No caso do borracheiro, esqueça. Dificilmente você vai arrumar alguma coisa.


Juros Excessivos


Este é o mais famoso e comum motivo de processos. Os cartões e bancos são condenados por usura, cobrança de juros exorbitantes. Devemos lembrar que os juros legais são de 1% ao mês, seja no cartão de crédito ou cheque especial. Não se enquadra neste ponto a tomada de empréstimos, mesmo que a juros altos, você até pode iniciar um processo por este motivo, porém é mais difícil de ganhar. Quanto aos cartões e bancos é quase garantido.
Neste caso você irá pedir o estorno dos juros. Ou seja, pedirá de volta tudo o que você pagou de juros acima de 1% ao mês. Para ingressar com a ação basta pedir todos os seus extratos ou apenas a partir da data em que você começou a efetuar pagamentos mínimos ( onde incidem juros ), parece complicado mas não é. Vou simular uma fatura bem simples de cartão:
Fatura:
Posto de Gasolina R$ 100,00
Supermercado R$ 350,00
Departamentos R$ 100,00
Posto de Gasolina R$ 50,00
Cinema R$ 100,00
Supermercado R$ 150,00
Departamentos R$ 100,00
Posto de Gasolina R$ 50,00
Saldo Final R$ 1000,00
Caso você não possa pagar, o cartão cobrará juros de 10 % a 12 % ao mês. Vamos supor juros de R$ 100,00 ( 10 % ). Imagine isto por dois anos. Mais de 2000 reais a receber. Na ação este cálculo será realizado pela justiça e a diferença será dada para você em dinheiro. Por exemplo, imagine que você, pagando mínimo sempre, tenha mantido o seu cartão com a fatura por volta de mil reais. Se você tiver R$ 2000,00 de restituição, receberá R$ 1000,00 da administradora do cartão.
Na verdade, o contador irá somar todos os produtos das suas faturas e lançar os juros de 1% ao mês ao invés dos tradicionais 10 % a 12 %.
A mesma lógica vale para o cheque especial, se você ficar muito tempo pagando juros de cheque especial, processe. Vamos aprender a calcular o real valor de uma dívida. É muito fácil. Devemos lembrar que os juros cobrados não podem ultrapassar 1% ao mês, acima disso é considerado usura. Caso ainda falte débito para você utlize seus direitos e parcele tudo, sempre a 1%. Você pode processar a instituição com o cartão em uso ou com a dívida já parada por cancelamento de cartão, etc.
Se quiser fazer um cálculo mais exato e calcular por dia é só dividir 1% por 30dias, resultando 0,0333% ao dia, porém normalmente não é necessário. Basta o fator mensal.
Exemplo: um débito de R$ 1000,00 de dois anos e meio atrás ( 30 meses passados ).
Pode ser um cheque, uma prestação, um carnê ou qualquer débito possível. Ao valor inicial será acrescido 30% ( 30 meses ):
1000,00 ( inicial ) x 30 ( nº de meses em atraso ) =>
100 ( este valor não muda, é da fórmula )
1000,00 x 30 = 1000 x 0.3 = 300 este é o valor máximo de juros;
100
Logo, o valor total será de 1000,00 + 300,00 = R$ 1300,00 de débito.
Lembre-se de que você pode pedir para parcelar este valor, não se acanhe.
Parcelar em 1 ano ( 12 meses ) - basta fazer o mesmo procedimento para encontrar o valor final e dividir por 12, que será o valor de cada parcela:
1300 ( valor já acrescido de juros ) x 12 ( número de parcelas ) = 1300 x 0.12 = 156
100
Valor total: 1300 + 156 = 1456, ou seja, 12 parcelas de 121,33
Parcelar em 2 anos ( 24 meses ) - basta fazer o mesmo procedimento para encontrar o valor final e dividir por 24, que será o valor de cada parcela:
1300 ( valor já acrescido de juros ) x 24 ( número de parcelas ) = 1300 x 0.24 = 312
1000
Valor total: 1300 + 312 = 1612, ou seja, 24 parcelas de 67,16
Parcelar em 3 anos (36 meses ) - basta fazer o mesmo procedimento para encontrar o valor final e dividir por 24, que será o valor de cada parcela:
1300 ( valor já acrescido de juros ) x 36 ( número de parcelas ) = 1300 x 0.36 = 468
1000
Valor total: 1300 + 468 = 1768, ou seja, 36 parcelas de 49,11
Isto é o que diz a lei. Use. Não seja enganado. Se sua decisão for não pagar, não pague, já te mostrei como. Mas se for pagar pague apenas o que deve.
Lembre-se de que á estes cálculos não podem ser acrescidos custos em advogados, protestos ou afins. Você só deve pagar este valor e nada mais. Quaisquer custos que possam ter havido são por custa do credor. É o que diz a lei.


Envio de cartões que não foram pedidos


Caso receba em sua casa um cartão de crédito que não foi solicitado, não importa se ele só será desbilitado após o primeiro uso, após ligar para a instituição, etc. A lei é clara, cartões de crédito não podem ser enviados à clientes ou não clientes se não houverem sido solicitados pelos mesmos. Processe. Peça indenização. Pode parecer um motivo bobo mas quando isto ocorre o seu cartão pode ser extraviado com seus dados pessoais, colocando seu nome em risco ( seu cartão pode ser roubado dos correios e clonado, por exemplo gerando aborrecimentos ) .Não perca a oportunidade de processá-los pois se um dia você passar por dificuldades, eles não hesitarão em negativar seu nome e te privar do seu crédito.
Ganhe processos de Empresas de Cobrança
Ligações Ameaçadoras
Por lei nunhuma dívida pode ser cobrada de forma a coagir, humilhar ou expor o devedor ao ridículo, desta forma se você sentir que a ligação está passando dos padrões do correto, tome uma atitude. Ameaçe processá-los e eles se intimidarão. Este tipo de fato é difícil de ser provado, pois se você levar isto ao juiz será sua palavra contar a dele ( cobrador), por isso, se você estiver passando por este problema grave suas ligações.
O aparelho não é tão caro ( cerca de R$ 100,00 ), considerando a indenização que você pode ganhar ( 40 salários mínimos ), o custo benefício é excelente
Ligações para o trabalho e Recados em ambientes de trabalho
Embora o cobrador possa ligar para sua empresa, este só pode falar com você e deixar recados nominais, do tipo, “ ligar para Adriana Braga no telefone XXXXXX “. Ele jamais pode dar o nome da empresa pois te expõe perante seus colegas. Por exemplo, se alguém liga e diz que é do “ Banco Cacique “ ou outra empresa de crédito qualquer todos no seu ambiente de trabalho já suporão que você está passando por dificuldades financeiras. Isto é te expor. Caso a pessoa exponha o conteúdo do assunto no seu local de trabalho a ilegalidade é clara. Basta levar uma testemunha do seu trabalho, não precisa ser quem pegou o recado mas apenas quem tenha houvido as brincadeiras. Quando este se apresentar NUNCA deve dizer ser seu amigo e sim “ colega de trabalho “, este é o termo. Lembre-se de dizer que no seu ambiente de trabalho a sua imagem é importantíssima e que isso pode afetar suas pretensões profissionais. Mencione que você foi vítima de chacotas e brincadeiras por parte dos outros. E que sua testemunha confirme.

15 comentários:

Unknown disse...

eu quero ganhar um processo da rede da telefonica.eu parcelei 4x de 106,15 centavos ja paguei a primeira parcela mas a telefonica nao religou a minha linha de telefone. a telefonica cancelou meu numero. e ja mandou outra conta pra eu pagar? mas esta desligada. por favor me achudem e o que eu faço. preciso do meu telefone ligado. obrigado.o numero do meu telefone e 5527 3141

Unknown disse...

Oi gostaria de um auxilio, tenho uma divida que fiz usando o cheque especial, mas a divida dobrou nos ultimos 4 meses, quero pagar mas apenas o justo, já pedi para cancelar o serviço e agora o que faço???

Unknown disse...

Desde já agradeço

Unknown disse...

Olá! Tenho um processo contra uma operadora de telefone desde abril de 2006. A mesma estava me cobrando duas vezes a mesma fatura.
Já foi para julgamento, mas o juiz não dá o parecer. O que devo fazer?

Unknown disse...

Meu irmao contratou CDC no BB e resolveu quita-lo, foi ate ao atendente e este após o calculo antecipado pediu ao meu irmao para fazer o deposito no caixa, que ele daria baixa no financiamento assim que o valor fosse creditado na c/c.Feito isso meu irmao, voltou ao atendente e este confirmou o deposito e sua quitaçao, porem meu irmao nao pegou nenhum comprovante de recibo, apenas o comprovante de deposito daquele dia...Passado um tempo, meu irmao recebeuu notificaçao do banco sobre divida atrasada, conversou com o gerente sobre o ocorrido, tendo em vista que o atendente ja nao mais trabalhava naquela agencia. O gerente ignorou as alegaçoes do meu irmao e ainda fez com que assinasse um contrato de debito parcelado. Meu irmao esta com seuu nome incluso no serviço de proteçao injustamente e quer fazer justiça, pois nao deve mais nada...procurou alguns advogados e eles nao pegaram o que fazer?

Wellington M. Fonseca disse...

INFORMAÇÃO. Antes, sou grato pela sua disposição em fala e ajudar, nós consumidores, que vezes sem fim temos sido massacrados. Parabéns!
Minha causa é, liguei pra operadora cartão de crédito e conferi o saldo pra compra. Ao tentar comprar o cartão não passou. Liguei de dentro da loja e confirmaram que eu tinha saldo. Questionei minha dificuldade e aí foram cada vez dizendo uma coisa, que eu confirmava e eles viam o erro. Até que a atendente disse que meu cartão havia sido cancelado no dia anterior. Sem explicar como. Pedi a gravação da ligação pra tomar alguma providência. Ficaram de me enviar. Isso foi dia 6 out 2010 e até agora nada. Neste caso, além dos juros pagos a mais toda vez q paguei só o mínimo, eu tenho direito a outro processo sobre eles? Afinal, fiquei no telefone da loja por mais de 40min e saí envergonhado e sem a mercadoria. Fico no Aguardo e desde já obrigado. Meu Email de contato é kalvinno@hotmail.com

justica disse...

Boa Tarde,
Fui socio de uma Empresa de Transportes com 5%, hoje o bando Bradesco esta cobrando um, valor de 52000,00 Reais de uma divida da Empresa , ela nao mais esta fncionando e eu nao estou conseguindo emprego devido o meu nome estar no serasa e spc, o que faço preciso alimentar meus filhos tenho 05 sendo 03 menores, sera que o Governo pode me dar Emprego ja que outras instituições não dão, o que faço.

Aíliton disse...

Boa noite gostaria de um auxilio, um certo banco pegou meus dados e mim colocou como fiador de uma pessoa qualquer então essa pessoa não pagou, e o banco mim colocou no spc e serasa por ser fiador,só que eu estava tirando meu nome do spc quando o banco mim colocou la. Fui constrangido quando recebe uma notificação extra judicial por um cartório que mim trouxe o comunicado. mas nunca fui fiador de ninguém.
grato. jaailiton@gmail.com
grato

Unknown disse...

boa tarde, gostaria de um auxilio, renegociei uma divida com um certo banco,tenho a carta de renegociçao tudo em dia e assim mesmo qual foi minha surpresa quando estive em outro banco para abrir uma conta, e solicitar um emprestimo e o uso da maquinda de cartoes de creditos pois estou montando um negoico, apareceu um registro no banco central, cujo este registro oriundo da negociaçao que fim e que esta em dia, cabe processo qual valor a ser pedido???
sem mais obrigado
emial.... fabiopimentelalves@yahoo.com.br

Irlla Mary Kay disse...

Boa tarde..
Então fiz uma compra numa empresa, com o cartão, e o valor era de 900,20 divido em 3 parcelas, A fatura chegou com a primeira parcela, paguei no dia do vencimento. Dia 12-09, e ainda hj dia 18-09 meu cartão está bloqueado. Liguei na operadora do cartão e eles verificaram que havia debitado duas vezes o valor de 900,20...
Sendo que uma vez foi o parcelado, mas tinha o mesmo valor de 900,20 pendente, á vista. Me mandaram ligar na empresa onde havia feito a compra,liguei a atendente me falou que só havia 1 compra. O que ocorre é que quando fazemos a compra valor vai para o rotativo, mas logo aprovada passa para o parcelado. Só q a operadora parcelou os 900,20, mas deixou uma pendência de 900,20.
E assim estou impossibilitada de usar o cartão. Que devo fazer?
irlamonica@bol.com.br

Fb1260 disse...

Aquela lei de 30 minutos nos bancos, se enquadra em danos morais correto?

Fb1260 disse...

Aquela lei de 30 minutos nos bancos, se enquadra em danos morais correto?

Angela .. disse...

Olá,
Bom dia!
Recebo cobranças em meu celular e deixam recado em minha caixa postal, do banco itau e, sempre que vou consular a minha caixa postal, é cobrada a taxa de R$1,50, por consulta.
Banco Itau deixa recados, telefona incomodando, deixa recados de torpedos na minha caixa postal. Estão todos guardados. Sem contar ligações que eu já nem atendo, pois sei o número deles e sei que não é para mim.
Já atendei algumas vezes e disse para eles pararem de ligar pois eu não sou a suposta cliente que eles pensam estar ligando.
Trata-se de um nome de Franciele que eles estão cobrando, por débitos junto a banco, mas eu não sou essa pessoa com quem o banco quer contatar.
Devem ter dado telefone errado ou havido algum engano, mas o fato é que as ligações e recados em caixa postal e torpedos, caem todos no meu celular.

Por favor, gostaria de saber se posso processar esse banco e por onde começar, uma vez que eu não sou cliente/correntista dessa banco, mas essas cobranças indevidas com ligações e mensagens incomodam, além de acumularem na minha caixa postal do celular.

Agradeço por vossa atenção e auxílio.
Grata,
Angela

Unknown disse...

tentei efetuar uma compra com meu cartão mas quando o estabelecimento tentou passar na maquineta apareceu uma mensagem de erro dizendo "contate o emissor", foi feito uma nova tentativa e novamente a mesma mensagem. Não saiu nenhum papel da máquina e acreditamos que a compra não foi aprovada, porém, após alguns dias recebi a fatura do cartão e lá estavam as duas cobranças das duas vezes que foram passados o cartão e deu e mensagem de erro. O estabelecimento não reconhece estes dois créditos e a central do cartão nega-se a efetuar o cancelamento destas duas possíveis compras. O valor é alto e está prestes a vencer a fatura, não pagarei por algo que não comprei, mas, se não resolver isso até o vencimento, terei multa e juros por atraso. O que fazer nesta situação?

Unknown disse...

tentei efetuar uma compra com meu cartão mas quando o estabelecimento tentou passar na maquineta apareceu uma mensagem de erro dizendo "contate o emissor", foi feito uma nova tentativa e novamente a mesma mensagem. Não saiu nenhum papel da máquina e acreditamos que a compra não foi aprovada, porém, após alguns dias recebi a fatura do cartão e lá estavam as duas cobranças das duas vezes que foram passados o cartão e deu e mensagem de erro. O estabelecimento não reconhece estes dois créditos e a central do cartão nega-se a efetuar o cancelamento destas duas possíveis compras. O valor é alto e está prestes a vencer a fatura, não pagarei por algo que não comprei, mas, se não resolver isso até o vencimento, terei multa e juros por atraso. O que fazer nesta situação?