quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ganhe processos de Concessionárias de Serviços Públicos

Ganhe processos de Concessionárias de Serviços Públicos

Cobrança de cota mínima ou valor estimado

A cobrança de quota mínima é ainda alvo de muita controvérsia, embora seja considerada ilegal consta do contrato das empresas e elas alegam que por esta razão pode ser cobrada até o fim dos contratos, que normalmente é de 20 anos. Existem pessoas que estão acionando por causa desta taxa, mas não é uma causa garantida. Isto no caso de concessionárias de Luz e Telefone. Nas de água não há esta cobrança, o que ocorre é que quando não há medição constante as empresas arbitram valores considerados mínimos, fazendo com que casa de bairros inteiros tenham o mesmo valor mensal para pagar.
Este fato é certamente ilegal, não há contestações. Neste caso você terá direito ao dobro do valor pago. Para receber de volta o seu dinheiro basta guardar os recibos e pedir de volta o dobro do valor pago. A partir do momento da ação a empresa não poderá mais te cobrar pelo serviço a não ser que haja a aferição mensal e você pague o valor correto. Neste caso não há dano moral envolvido.

Interrupção do serviço prestado

Caso qualquer serviço pago seja interrompido não importa por qual motivo, existe o dano moral. Seja Luz, gás, água ou telefone. Não importa se caiu uma árvore, houve curto no país inteiro, não importa. Os mais facilmente identificáveis são luz e água, que são considerados essenciais ( gás também, mas é difícil faltar gás de rua ). Caso falte a luz por um dia que seja, você pode entrar com ação.
Você deve aumentar a importância do seu dano:
Alegue calor excessivo e diga que por isso passou a noite em claro;
Se possível vá dormir em um Motel, pegue o recibo, vitória na certa;
Junto com estes motivosa mais sérios alegue que não pôde ver o jornal ou a novela, ou ainda uma série de TV;
Caso algum eletrodoméstico seu seja queimado é melhor ainda e mais fácil, leve-o imediatamente após o pico de luz a três lojas diferentes para atestarem o defeito e fazerem um orçamento e alegue sempre a importância daquele eletrodoméstico na sua vida, sempre diga que o aparelho em si era o único e qua atendia a várias pessoas:
Televisão – diga sempre que era a única na casa e você ficou ( ou está ) há dias sem assistir aos noticiários, estando fora de tudo o que acontece no mundo;
Computador – diga que usa o computador para trabalhos informais e que portanto não pode fornecer o recibo, cite vários trabalhos que você deixou de executar devido ao defeito;
Ventilador – Alegue calor excessivo para a família, se houverem crianças prquenas não se esqueça de falar isso ao juiz;
Ar condicionado - Alegue calor excessivo para a família, se houverem crianças pequenas não se esqueça de falar isso ao juiz;
Cafeteira – diga que ninguém sabe fazer café e que não toma café desde então;
Microondas – diga que a maioria da comida da sua casa é de microondas, pois as pessoas não sabem cozinhar.
A lista pode ser enorme, então vou parar por aqui, mas você já aprendeu o espírito da coisa. Se você quiser comprar outro aparelho, anexe o pagamento deste ao processo.

Contas diferentes do padrão

Você tem um perfil de usuário montado, ou seja, se você gasta 100 KW de luz praticamente todo mês durante algum tempo, a conta não pode vir 2000 KW em certo mês. Para ganhar dinheiro em cima disto você tem dois caminhos;
Pague e entre na justiça pedindo o dobro do valor pago;
Não pague, seu nome será incluído em cadastros de inadimplentes. Quando isto acontecer tire o extrato no SPC ou SERASA com o seu nome e anexe ao processo. A partir daí você pode pagar a dívida, seu nome será excluído das listas de inadimplência porém ele foi incluído. Você entrará com ação alegando que seu nome foi sujo indevidamente, já que você não reconhece a sua dívida naquele valor. O juiz te dará ganho de cauas com relação ao alto valor da dívida e consequentemente em relação à “ negativação “ do seu nome, mesmo que por período curto de tempo. Caso o seu nome ainda conste no cadastro de inadimplentes, ele será imediatamente retirado.
Tente conseguir em uma loja uma declaração de que você foi pedir crédito ( um financiamento qualquer, emitir cheque, etc. ) e este foi negado. Pode ser uma carta manuscrita, mas se houver logotipo da loja melhor, os lojistas normalmente fornecem. Neste caso também pode ser alegado que houve situação vexaminosa, aumentando o valor da indenização.
A mesma lógica da conta de luz serve para o telefone, se de uma hora para outra aparecerem ligações interestaduais, internacionais ou celulares excessivos aumentando exageradamente o valor da conta, siga o mesmo padrão. Processe.

Furtos de Energia ( gatos )

Não estou nem um pouco preocupado se você furtou ou não energia e sim com a ilegalidade do ato. Imagine o fato; a concessionária de energia elétrica alega que há alguma ligação clandestina na sua residência, o popular “ gato “. A partir daí ela leva o relógio embora e o substitui por outro. Realiza testes e normalmente sobra uma conta altíssima para pagar, ela manda um carnê para ser pago à vista e se não pagar terá a luz cortada.
Ilegalidades:
O relógio permanece anos “ funcionando “ sem receber nenhum tipo de manutenção da empresa concessionária, o que significa que se o seu relógio está andando mais devagar ( por exemplo ) a empresa não pode dizer que você o alterou ou mandou alterá-lo, é uma acusação infundada, já que não houve flagrante do ato de adulteração.
A “ perícia “ é feita pela própria empresa, o que é ilegal. A parte interessada não pode dar ganho de causa a ela mesma. A suposta “ perícia “ deveria ser feita por empresa idônea ( normalmente subordinada ao poder público ) e sem vínculo nenhum com a concessionária. Este fato por si só serve para excluir o fator “ relógio adulterado “ da ação, sem o relógio como prova não há prova alguma;
Caso sua decisão seja a de pagar a conta entre na justiça ( PROCON ) pelo parcelamento de 1% ( mais adiante ensino a calcular o valor correto da dívida ), sempre a perder de vista, use e abuse do seu direito.

9 comentários:

Daniel disse...

O problema é que essas causas devem ser feitas por meio do juizado especial civel FEDERAL e não é em toda cidade que tem um juizado especial civel federal...
É uma pena pois a caixa economica federal é campea em deixar esperando horas em fila...
Ano passado preparei o "bote" na caixa (guardei o papel da senha que constava o horario que cheguei e quando minha senha foi chamada tirei fotos do painel com minha senha e com o horario da foto no canto... 1:15 na fila) procurei o JEC mas fui informado que se fosse banco privado poderia ser por ali, mas como é banco publico treria que ser pelo JECF juizado especial civel federal... que só tem ha 70km da minha casa... resultado desisti.
Portanto fica a dica1

Fábio Santos disse...

meu problema é semelhante e como sou marieiro de 1 viagem.
coloquei a empresa de energia na justiça por que me cobrou um valor muito acisma do que eu pago.
mas nao esperei ela negativar meu nome e entrei logo com um pedido de revisão no juisado de pequenas causas.mais mesmo assim recebir o comunicado que meu nome estaria no serrasa se eu não me manifestase até hoje dia 20/05/2013.
a 1ª audiencia de conciliação foi hoje dia 20/05/2013 e ela me propos que eu pagase o valor em 5 vezes. eu nao concordei e disse que me sentir lesado pelo fato ai a situação vai ser julgada amanha em uma nova audiencia.
preciso de sua ajuda com uma orientação de como me portar perante ao juis e se poder me mande uma resposta ainda hoje amigo meu email é (najafb@hotmail.com)estou aguardando.

aline disse...

Meu problema é que na minha rua está sem luz a mais de 40 diase tenho um salão de belesa, e como não é um lugar muito publico e esta escurecendo cedo, meus clientes habituais que eram atendidos após as 18hs não estão mais marcando, pelo medo de sair no escuro. Gostaria de saber como devo proceder?

aline disse...

Meu problema é que na minha rua está sem luz a mais de 40 diase tenho um salão de belesa, e como não é um lugar muito publico e esta escurecendo cedo, meus clientes habituais que eram atendidos após as 18hs não estão mais marcando, pelo medo de sair no escuro. Gostaria de saber como devo proceder?

Unknown disse...

Meu problema é o seguinte, tinha uma empresa e o medidor da luz ficava no subsolo com outros 50 e foi achado o gato. Fui chamado na sala onde ficavam os medidores e me disseram que tinha um desvio de fio que provocava o gato. A empresa me cobra R$ 17.000 de multa, pois fez uma conta de gastos de 930 KW por mes durante 4 anos, contestei administrativamente e foi negado pela empresa, e como não paguei o meu cnpj esta no serasa e algum tempo atrás aluguei um prédio para um novo negócio e a concessionária de energia negou a ligação tanto no cnpj como cpf por eu ter uma divida. Se não posso trabalhar, não tem como pagar!!! o que posso fazer? é possivel mover um processo por danos morais?

carlamsjc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Fácil, me liga. 21 981976288

Unknown disse...

Ligue 1327, serviço da prefeitura.

Unknown disse...

Estou com algumas contas de água né valores muitos altos o que faço? Quem puder me ajudar só na minha asa vem alto tem casas que nem pagam .